Templo Budista

Templo Budista

Na esquina das ruas Cristiano Olsen e Fernando Costa há o único templo budista da região. Os adeptos da religião se reúnem no templo para venerar o Buda Amida, que é a personificação da sabedoria, iluminação e compaixão.

São aproximadamente 320 famílias que freqüentam o templo em Araçatuba. Os ofícios religiosos matinais ocorrem todos os dias às 7h30 e são abertos à comunidade. Também há o ofício especial mensal, normalmente no terceiro domingo do mês.

Toda a parte interna do templo é banhada a ouro. No altar, está a imagem do Buda Amida, que tem o corpo dourado. Segundo o monge budista Mário Kajiwara, o dourado é a representação da luz na sabedoria de Buda. Os olhos semicerrados do mestre religioso significam equilíbrio da visão interna com a visão externa do homem. Um dos princípios filosóficos do budismo é a busca do equilíbrio.

Considerado iluminado pelos adeptos da religião, Buda teve uma trajetória de desapego ao ego. Existem mais de 84 mil sutras (pregação do Buda) nos ofícios religiosos.