Saúde prorroga campanha contra gripe até dia 18 de junho

Saúde prorroga campanha contra gripe até dia 18 de junho

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, prorrogou para até o próximo dia 18 de junho a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, ou Gripe.

De acordo com o último balanço da Regional de Araraquara da Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (GVE XII ARARAQUARA), do dia 23 de abril, quando começou a campanha, até a última quinta-feira (7), a ação havia atingido uma cobertura de 58,77%, com a aplicação de 30.155 doses nos 32 postos do município.

Dos 24 municípios da Regional, Santa Lúcia era o que havia alcançado a maior cobertura no período: 89,91%. Já Santa Lúcia e Porto Ferreira, com 55.48% e 55.46%, respectivamente, eram os municípios com menor cobertura, de acordo com nesse último balanço divulgado. A vacinação foi prorrogada em todo o Estado.

Podem tomar a vacina contra a gripe idosos a partir dos 60 anos, trabalhadores da área da saúde, crianças de 6 meses de idade até cinco anos incompletos, gestantes e puérperas, até 45 dias após o parto. Também podem ser vacinadas pessoas com doenças crônicas como diabetes, hipertensão, doenças renais e respiratórias, professores das redes pública e privada, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade – incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas –, funcionários do sistema prisional e pessoas com deficiências específicas. A vacina, composta de vírus inativados, é totalmente segura e muito importante para prevenir a população.

Em Araraquara, os postos da rede municipal de Saúde estão atendendo de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, incluindo o Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara).

Paralelamente, está sendo realizada também a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal, nos 24 postos de atendimento odontológico. Os problemas diagnosticados seguem para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para início do tratamento.